TORCIDINHOS DA VOVÓ MARIA, IMPOSSÍVEL NÃO AMAR ESSA DELÍCIA… MELHOR AINDA QUE É SUPER FÁCIL DE FAZER! (veja a receita)

Postado por , no dia 11 de fevereiro de 2019 em Sem categoria
Captura de Tela 2019-02-11 às 11.03.44

Modo de Preparo

Ingredientes

  • 1 xícara de água
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1/3 de xícara de manteiga
  • 1 xícara de farinha de trigo branca coada
  • 2 ovos
  • 1/2 colher de chá de baunilha
  • 1/4 de xícara de açúcar branco
  • 1 colher de chá de canela (ou menos)
  • 1 pitada de sal (cerca de 1/2 colher de chá)
  • Óleo vegetal para fritar (o de canola também serve)
1

Fazendo churros frescos

1
Em uma tigela pequena, bata dois ovos com a baunilha até misturar bem.Quando terminar, deixe de lado.

  • Para fazer churros mais ricos, você pode acrescentar 1 ou 2 ovos se quiser.
2
Em uma frigideira grande, aqueça 4 cm de óleo até os 190 °C. Se não tiver um termômetro culinário, deixe tudo no fogo médio-baixo. Você chegará na temperatura certa quando pequenas quantidades de fumaça subirem da parte de cima do óleo. Se deixar cair um pouco de massa para testar, o óleo deve começar a borbulhar imediatamente.

  • O melhor é usar uma frigideira de fundo grosso, pois ela retém melhor o calor do que as mais finas.
  • Você também pode esperar para preaquecer o óleo depois de fazer a massa, mas o processo vai demorar um pouco. É melhor começar antes se achar que pode preparar a massa rapidamente. Nesse caso, deixe o fogo médio, não alto, para evitar queimar.
3
Em uma panela média, coloque a água, o açúcar mascavo, o sal e a manteiga e aqueça até a fervura. Mexa bastante até dissolver tudo e a mistura começar a borbulhar. Quando ela estiver fervendo e consistente, deixe em fogo baixo.
4
Adicione a farinha à mistura de água quente de uma só vez, mexendo até que a massa fique firme. É preciso usar um pouco de força, portanto use uma colher de pau para mexer tudo até misturar bem. Desligue o fogo ao terminar.
5
Despeje a mistura de ovos e baunilha e mexa bem até obter uma massa consistente. Você terá uma bola brilhante de massa ao combinar tudo completamente. Se a puxar, ela deverá manter o formato de gancho. Caso contrário, acrescente outro ovo.
6
Pense em como quer fazer o formato longo e cilíndrico pelo qual os churros são conhecidos. Há várias maneiras de transformar a bola de massa em churros longos e deliciosos, e nenhuma delas está errada. Use a que der mais certo para você:

  • Pinçar e enrolar: o método mais simples. É só puxar uma bola de 5 cm de massa e enrolá-la entre as mãos para formar uma cobra com cerca de 1,5 cm de espessura.
  • Ponta decorativa: geralmente usada para se aplicar cobertura, essa ponta em forma de estrela terá as nervuras dos churros comprados em carrinhos. Coloque a massa no local da cobertura e empurre-a para fazer os churros.
  • Ponta decorativa caseira: pegue um saco plástico e encha-o de massa. Corte o canto inferior dele para fazer uma pequena abertura e aperte a massa pelo buraco para fazer os churros.
7
Frite os churros no óleo quente até que fiquem dourados dos dois lados, virando com frequência. O tempo de fritura total dependerá da grossura dos churros, mas é fácil saber quando eles estão prontos, já que o exterior ficará dourado. Não coloque mais do que três ou quatro na frigideira de uma vez só; o excesso fará com que a temperatura do óleo caia muito rápido, deixando os churros oleosos.
8
Seque os churros prontos em toalhas de papel. Deixe-os de lado em um prato com as toalhas e depois bata de leve na parte de cima deles com mais papel para se livrar do excesso de óleo.
9
Em uma tigela pequena, misture açúcar branco e canela e role os churros na mistura. Estão prontos! Use quanto açúcar e canela quiser; eles ficarão deliciosos de qualquer jeito.

  • Algumas pessoas dão um passo a mais passando os churros prontos em calda de chocolate também.
2

Fazendo churros “instantâneos”

1
Compre um pacote de massa pronta da sua marca favorita. A massa de um churro de verdade é um pouco diferente, mas os ingredientes básicos são os mesmos e vão cozinhar de maneira semelhante. É melhor usar uma massa menor para fritar tudo com mais facilidade.

  • Se não quiser a gordura da massa pronta, use 1 xícara de água quente e 3 xícaras e 1/4 de sua massa para panqueca favorita. Misture e siga em frente.
2
Pegue duas folhas de massa e enrole-as entre as mãos para fazer cordas de 25 cm. Os churros precisam ser longos e finos para cozinharem bem. Tente fazer todas as cordas com mais ou menos o mesmo diâmetro para obter os melhores resultados.
3
Torça as folhas juntas e aperte as pontas. É só fazer uma corda com elas trançando uma na outra. Ao terminar, junte as duas pontas. Você também pode enrolar um pouco a corda toda para unir os centros.
4
Como alternativa, use um saco de confeiteiro para fazer as tiras. Coloque a massa em um saco plástico grande e corte a ponta fora com a tesoura. Você pode empurrar a massa pelo fundo do saco em tiras perfeitas.
5
Despeje óleo vegetal em uma frigideira de tamanho médio. Aqueça até os 190 °C. Use cerca de 5 cm de óleo na frigideira para cobrir os churros. Use óleo bastante para que eles flutuem livremente enquanto fritam e todas as laterais, exceto o topo, sejam fritas ao mesmo tempo.

  • Se não tiver um termômetro culinário, 190°C é quando há um pouco de fumaça saindo da superfície do óleo. Não deixe passar muito desse ponto.
6
Coloque a massa na frigideira, virando de vez em quando. Frite por cerca de 2 minutos ou até que fique dourado. Não demora muito, mas é fácil saber quando os churros estão prontos pela cor na lateral. Quando eles parecem prontos, geralmente estão.
7
Tire os churros usando uma escumadeira e coloque-os sobre uma toalha de papel. Dê batidinhas neles com mais papel para remover o excesso de óleo, que os deixará moles se esfriar sobre o churro.
8
Gire a massa torcida em uma mistura de canela e açúcar. Em uma tigela separada, misture 1/2 xícara de açúcar com 1 colher de chá de canela e role os churros quentes sobre a mistura para cobri-los deliciosamente.
9
Sirva ainda quente com calda de chocolate, se quiser. Eles são ótimos com ou sem a calda. Saboreie!
Dicas
  • Se a massa grudar nas mãos, você pode colocar farinha nelas para evitar que aconteça de novo.
  • Não é necessário usar o açúcar com canela. Use o que preferir.
  • Deixe o fogo baixo para que os churros não queimem.

 

 

 

Ingredientes
  • .
Imprimir ou Salvar
Esta Receita
Envie pelo
Whatsapp
Comente nesta receita

Busca

Novidades

Área de Assinantes

Meu Livro de Receitas
Faça o seu login abaixo para listar suas receitas

Esqueci minha senha
Quero me registrar

Categorias

Curta no Facebook

Receitas Todos os Dias!
No Receitas da Vida você enriquece o seu cardápio. Muitas receitas elaboradas e desenvolvidas afim de facilitar suas buscas. Lembrando que a receita é o segredo do seu sucesso. Inspire-se abuse da dedicação, toque e amor. Combine bem suas receitas elas podem ser a chave do seu negócio!
-->